top of page

Uma nova rotina chamada covid19


Hoje completamos 15 dias de isolamento social e suspensão das atividades na clínica. Estamos funcionando remotamente, com orientações e fornecimento de receitas controladas, além de atendimentos de urgência, que curiosamente foram raros. Toda equipe está preocupada com o estado de saúde física e mental dos nossos pacientes e dos responsáveis, que devem estar se desdobrando para manter uma rotina adequada de convívio, proporcionar atividades e atribuir tarefas para seus filhos, numa sequência de dias ainda sem data para terminar.

Quem diria que iríamos vivenciar uma condição como esta, onde a ameaça é invisível aos olhos, mas aperta tanto o coração. Quem diria que a melhor maneira de nos protegermos seria o distanciamento, o isolamento e ausência do abraço. Quem diria que teríamos de parar o mundo para conter a disseminação deste patógeno microscópico de uma grandeza abissal e nos depararmos com a nossa vulnerabilidade e pequenez.

Mas a pandemia está posta e com ela a crise também. Crise de humanidade, crise econômica, política e social... instabilidade emocional, financeira, mental. Para onde vamos?

Diante de todas as evidências epidemiológicas e o panorama que se descortina, não me atreveria a responder esta pergunta, apenas pensar em viver um dia por vez, procurando fazer as tarefas diárias de casa, manter os estudos em dia, aprender a dar aula online e lidar com plataformas virtuais de trabalho, realizar exercícios físicos, conversar virtualmente com os amigos, parentes e vizinhos carentes, tomar atitudes solidárias, cuidar da alimentação, buscar informação verossímil em meio a tantas distorções, além de cuidar do tônus mental e uma expectativa de que um dia isto tudo será passado. Estamos discutindo estratégias de retomada gradual das atividades laborais, sim, porque temos muito a fazer.

Recomendo o mesmo para as famílias das crianças que acompanhamos, que mantenham uma rotina diária, dentro do possível, pois esta irá organizar e permitir um planejamento, com atividades conjuntas – desde brincadeiras até tarefas domésticas, aproveitando estes momentos para ensinar, corrigir, fazer pensar, recordar, planejar, organizar, manter a atenção, o diálogo e a comunicação de forma a amenizar o que possa ser um sofrimento e minimizar esta angústia que estamos vivendo. Lembrando do tripé da saúde: alimentação, repouso e atividade física.

Não deixe de compartilhar suas dúvidas conosco, podemos buscar juntos as melhores soluções ou discutir maneiras de preencher este tempo ou ainda manejar situações limite de desorganização comportamental, problemas de sono ou alimentação que possam comprometer mais o cotidiano.

Entre em contato pelo fone 47 99920-1427 ou por email consulta@centroglia.com.br para que possamos seguir juntos nesta nova rotina chamada covid19.

Abraços virtuais de toda equipe! ;-)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Black Facebook Icon
bottom of page