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Psicologia

Psicologia Infanti Itajaí

A especialidade

Áreas de Atuação

  • Terapia cognitivo-comportamental

Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um termo usado para descrever as intervenções psicoterapêuticas que visam reduzir o sofrimento psicológico e o comportamento desajustado, alterando processos cognitivos.

A terapia cognitivo-comportamental é baseada no pressuposto subjacente de que o afeto e o comportamento são, em grande parte, um produto de cognições e, assim, as intervenções cognitivas e comportamentais podem causar mudanças no pensamento, no sentimento e no comportamento.

A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção promissora e efetiva para o tratamento de problemas psicológicos infantis e adolescentes, tais como no tratamento de transtorno de ansiedade generalizada, transtornos depressivos, problemas interpessoais e fobia social, fobias, rejeição a escola, abuso sexual, e no controle da dor.  Além disso, produz efeitos positivos em muitos outros problemas como na conduta do adolescente, na alimentação, o estresse pós-traumático e transtornos obsessivos compulsivos.

 

  • Neuropsicologia

A neuropsicologia preocupa-se com a complexa organização cerebral e suas relações com o comportamento e a cognição, tanto em quadros de doenças como no desenvolvimento normal.

 

A avaliação Neuropsicológica consiste no método de investigar as funções cognitivas, (entenda-se aqui como a integração das capacidades de percepção, de ação, de linguagem, de memória e de pensamento), e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a cognição abrangendo processos de atenção, percepção, memoria, linguagem e raciocínio. 

 

A avaliação neuropsicológica na infância e na adolescência, a luz da neuropsicologia do desenvolvimento, é um processo psicodiagnóstico que tem como foco a relação cérebro-comportamento. Neste ponto de vista, as dimensões do comportamento constituem uma rede dos sistemas emocionais, cognitivos e de controle intimamente relacionados com o funcionamento cerebral.

 

A reabilitação neuropsicológica está preocupada com a melhoria das capacidades cognitivas que apresentam déficits emocionais, psicossociais e comportamentais causados por um acometimento no cérebro, sendo centralizada no planejamento de uma abordagem cumprida em parceria com os pacientes, suas famílias e os profissionais para negociar e selecionar objetivos a serem alcançados.     

 

Atendimentos

 

  • Treinamento de Habilidades sociais

Treino em grupo para o desenvolvimento de habilidades comportamentais, da interação e habilidades sociais, expressão de atitudes, sentimentos, opiniões e desejos, enfatizando o respeito a si próprio e aos outros, existindo, em geral, resolução dos problemas imediatos da situação e diminuição da probabilidade de problemas futuros.

 

  • Atendimento Psicoterápico

Atendimento individual da criança e do adolescente em Terapia cognitivo comportamental em uma variedade de problemas, especialmente dos transtornos internalizantes, entre os quais: ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social e fobias específicas.

Intervenção Comportamental da criança e do adolescente diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

  • Neuropsicologia

Avaliação e estimulação neuropsicológica da criança e do adolescente nos transtornos do neurodesenvolvimento (definido pelo DSM-V como condições que têm início no período do desenvolvimento, que em geral surgem antes de a criança ingressar na escola e são caracterizados por déficits que acarretam prejuízo no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os prejuízos variam desde limitações globais, como as deficiências intelectuais, até prejuízos específicos, como os transtornos específicos de aprendizagem).

Realiza orientação familiar na compreensão das habilidades e as limitações da criança ou adolescente. 

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